sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nine: quando um musical dá muito errado


Sempre gostei de musicais, sobretudo os antigos. O ar nostálgico de coreografias bem feitas, figurinos e sapeados sempre me agradou. Fui acostumada a assistir esse tipo de filme pelo meu avô durante a infância, fazendo com que o meu carinho por musicais seja maior ainda. O primeiro que eu vi, se eu não me engano, foi Noviça Rebelde (The Sound Of Music – 1965), estrelado por Julie Andrews e Christopher Plummer. O filme – acho que nem preciso dizer – é o meu preferido até hoje.


Enfim, não estou aqui para falar do quanto a produção de 65 foi boa, mas, sim, para comentar mais uma decepção (também já cansei disso, tá? Vou começar a escrever sobre música no próximo post, prometo): Nine. Quando fui alugar pela primeira vez o filme, as cópias já estavam esgotadas. Seria um sinal? Sim, talvez. Para o meu azar (azar teimoso) consegui na segunda vez que fui à locadora.

Eu juro que fui assistir ao filme bastante esperançosa, porque, afinal de contas, era um musical, nem queria saber das críticas que eu tinha lido antes. Pois bem, vamos lá:

1. Daniel Day-Lewis (que, pra mim, vai ser mal encarado a vida toda – vide Gangues de Nova York) me lembrou muito o Pierce Brosnan em Mamma Mia!, porque eu quase tampei os meus ouvidos com as mãos quando ele começou a cantar. Ótimo ator, como sempre, mas a voz não me agradou nem um pouco.

2. Kate Hudson devia ter aparecido mais. A atuação dela foi pouco explorada... Aliás, a Fergie apareceu mais que ela.

3. A cena em que a Fergie dança foi um máximo! Ok, você pode pensar “ahmm, é a Fergie”, mas foi muito boa! Adorei o efeito da areia, adorei o fato dela não ficar rebolando p/ mostrar os “humps” dela de uma forma extremamente vulgar, adorei não ter que escutar ela cantando “Meet Me Halfway”.

4. Judi Dench AHAZOU! Foi a minha surpresa do filme, sério.

5. Sofia Loren: você estava usando muita maquiagem ou tá fazendo bico de frango assado na esquina? Ta muito bronzeadinha, filha.

6. Marion Cotillard, já gostei de você em Piaf, mesmo achando que a sua interpretação foi muito forçada. Mas, em Nine, particularmente, você estava melhor que todo o elenco junto! Amei, também pelo contexto, a última cena em que ela canta sem ter que imitar a voz da Piaf. Achei até que a voz dela é mais bonita que a da Piaf (não me jogue pedra, leitor).

7. E a Penelope Cruz, hein? Super sexy, como sempre, e boa cantora, mas... Existe uma diferença considerável entre o sotaque ESPANHOL e o sotaque ITALIANO, ta?

8. E, por último, mas não menos importante – muito pelo contrário: Nicole Kidman. Sim, eu sou fã dela por causa de Moulin Rouge, você acertou se pensou nisto. Nicole, como todos sabem, é dona de uma estatueta de Oscar, é linda, é diva, sabe dançar, sabe cantar e é imortal (não mais que a Meryl Streep, eu sei)... Assim como a Kate Hudson, ela perdeu o brilho no filme. Deram um papel muito sem graça para uma estrela de verdade, fiquei indignada com isso, roteiris-TASH!

Fora o mal uso de alguns atores no filme, achei que o enredo foi bem elaborado, interessante, no mínimo. O figurino estava impecável desde o “plano da realidade”, até o “plano da ficção”. O único problema pra mim – um problema bastante irônico e que combina comigo – foi o fato da produção ser um musical. O formato que eu amo não combinou nem um pouco com a proposta do filme. Acho inclusive que, se fosse uma comédia, o filme teria sido mais feliz.

Quem sabe, algum dia desses, eu não me contento completamente com algum filme, né? Aliás, Moviecom, cadê o Kick-Ass na sua página de “Vem Por Aí”? Só tem Eclipse por lá. Não acredito que eu vou ter que ver esse filme também em DVD / Blu-ray. ¬¬

4 comentários:

Josué Pereira disse...

Haha ~ Que engraçado como você explora a falta de repeito que as produções atualmente fazem com os grandes clássicos.

Assim como você, sou um grande fã de filmes antigos por serem simples e compactos. Não tive a oportunidade de assistir Nine, talves nem tenha por falta de tempo, mas o Original(8½) é um filme admirador e de grande expectativa nos anos 60 com direito a Oscar.

Gostei do seu Blog, bem construtivo e didático. Espero compartilhar mais meus comentários sobre suas observações. Tens um grande talento moça.

fabricio bezerra da guia disse...

vou seguir seu blog

fabricio bezerra da guia disse...

eu gosto de poucos filmes musicais.alguns deviam ser curta metragens por que os cantores/atores são ruins mesmo

Ana Carolina disse...

nao poderia descrever melhor!
assisti esse filme esse ano voltando de viagem, so que nao consegui terminar de ve-lo pela ansia de vomito que começou a me subir pela garganta!
aff!!
nao para de escrever nao! estou te seguindo e eespero novidades!
bjocas